quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Tratamentos capilares

Hoje em dia muito de fala em recuperação do fio capilar, temos as antigas hidratações agora acompanhadas de cauterizações, reconstruções, umectações, etc... Vou tentar explicar a diferença entre elas de acordo com o que eu já li, e pelo que ouvi de alguns cabelereiros.

Hidratação- Nossa mais antiga conhecida, em alguns tratamentos mais profundos recebe o nome de hidro-umectação, é a tentativa de manter ou conservar a os agentes hidratantes naturais da fibra. É necessário a utilização de agentes hidratantes tendo a água como veículo.

Umectação (Banho de óleo)– É a tentativa de manter ou conservar a umidade natural da fibra, suavizando-a e preparando os cabelos para receber com máxima eficiência os tratamentos que se fizerem necessários a utilização de substâncias oléicas e com calor, esse tratamento é recomendado para cabelos opacos, com rigidez na fibra e porosos.
Geralmente é feita colocando-se uma pequena quantidade de um bom óleo nos cabelos, concentrando no meio e nas pontas.Com auxilio de uma escova e fonte de calor do secador, espalhe o produto nos cabelos, deixe esfriar e higienize com o shampoo.

Reconstrução ou cauterização – tentativa de recuperar uma fibra com alto nível de desgaste proporcionado principalmente por processos químicos sucessivos assim como mecânicos sem a proteção adequada, escovação e chapinha.
São indicados para cabelos nos quais as hidratações sozinhas não são suficientes, havendo necessidade de tratamentos mais profundos. Cabelos extremamente danificados têm alguns aminoácidos que compõem a queratinha presentes nos fios dissolvidos, tornando os cabelos frágeis.
Através da reconstrução capilar, são repostos os aminoácidos que compõem a queratina, preenchendo as partes pororosas dos fios dos cabelos.
O processo de Reconstrução Capilar consiste em lavar os cabelos primeiramente com um xampu adstringente, após, inicia-se a reposição dos ativos emolientes nos fios que, depois de incorporarem tais ativos, recebem um produto especial termoativado, entrando em contato com o calor, os fios são selados, permitindo, assim, a penetração dos ativos em sua fibra ao mesmo tempo em que os fios estão protegidos externamente.

Selagem ou Blindagem térmica – é a tentativa de reestruturação da fibra capilar levemente comprometida. Sua principal função é o realinhamento da camada cuticular para se obter luminosidade e brilho intenso. É um verdadeiro toque de seda aos cabelos, e é indicado para cabelos com a fibra levemente comprometida, sem brilho e com bastante porosidade.

Ou seja, reconstruções, cauterizações e qualquer processo que use queratina mais concentrada devem ser feitos com moderação, pois ela vai sendo depositada no fio, e enquanto ele está fraco, perfeito ela realmente é o melhor indicado, porém a partir do momento que seu fio vai ficando mais saudável ela acaba por enrigecer o fio, resultado: ele se parte, e começa a quebrar muito.
Super beijokas
Beta

Nenhum comentário:

Postar um comentário